Vou andar por aí

Thursday, October 12, 2006

Correndo Atras

Dormi bem e acordei cedo como se fosse uma segunda-feira qualquer depois de um feriadao. De repente pensei, “cara, isso nao e o meu quarto!” Ai me lembrei do que estava acontecendoe cheguei a conclusao de que era so ligar para o comite do intercambio e estaria tudo resolvido.

Tomei um banho e sai para comer alguma coisa. Entrei em uma lanchonete, peguei o cardapio e, sem entender nada que estava escrito, pedi um čevapčići. Čevap....o que? Čevapčići e parecido com hamburger mas ao inves de ser um disco, tem o formato de um linguica pequena e e mais gostoso que um hamburger. Geralmente vem servido dentro de um pao com cebola picada e um molho de paprica cujo nome eu nao me lembro. Nao e uma maravilha da culinaria croata – na verdade e orginal da Bosnia, apesar de ser muito comum por aqui – mas tambem nao e de todo ruim, especialmente quando se esta com fome.

Mas voltando a narrativa, depois de comer fui procurar um telefone publico e tentei ligar para o intercambio. Ninguem atendia, entao esperei mais um pouco e liguei de novo, novamente sem sucesso. Voltei ao albergue pois tinha que entregar o quarto, juntei minhas coisas, mochila nas costas e tentei inutilmente ligar mais uma vez.

E agora? Se nao consigo falar com o intercambio, vou tentar ir direto a FESB (Fakultet Elektrotehnike Strojarstva i Brodogradnje – Faculdade de Engenharia Eletrica, Engenharia Mecanica e Arquitetura Naval), pois esse seria o meu local de trabalhoe esse seria o dia em que eu comecaria a trabalhar, logo eles provavelmente estavam me esperando e saberiam me ajudar.

Mas como chegar la? Nao fazia nem ideia, entao sai perguntando as pessoas na rua se elas falavam ingles e, caso afirmativo, se elas conheciam a FESB e como chegar la. E assim foi: vai por aqui, vai por ali, pega o onibus tal em tel ponto... continuei perguntando dentro do onibus, ate que consegui chegar la.

Fui direto a uma especie de recepcao e so mostrei a minha oferta de trabalho, sem falar nada. Entao a moca me levou ate uma secretaria, falou alguma coisa em croata com ela e foi embora. A secretaria falou alguma coisa comigo que eu nao entendi, fez sinais que eu entendi que era para eu sentar e esperar, fez alguns telefonemas e me levou a sala de um caara que pelomenos falava ingles comigo. Ele me mandou sentar e esperar mais um pouco, fez mais alguns telefonemas e disse que alguem da IAESTE (International Association for Exchange of Students for Technical Experience) ja estava indo la me buscar.

Ate que foi rapido, ate mesmo porque o comite local da IAESTE e dentro da FESB. Ufa! As coisas comecaram a melhorar. Nikola, o presidente do comite foi la e me levou ate a sala da IAESTE, onde me apresentou Tonko. Este me pediu para esperr mais um pouco que um amigo dele estava indo la para me levar de carro ao alojamento.

Nesse tempo ele perguntou: “Quando foi que voce chegou? Achavamos que chegaria somente amanha.” Entao contei a ele tudo que escrevi nos capitulos passados e bla bla bla, ate que o amigo dele chegou.

No caminho ele foi me esplicando todos os procedimentos a respeito do alojamento, passe mensal de onibus, como ir do alojamento a faculdade, abertura de conta bancaria, e disse para eu nao me preocupar porque no dia seguinte ele iria me ajudar a fazer tudo isso. Chegando ao alojamento me registrei e Tonko falou que eu nao precisava ir trabalhar naquele dia, que era para eu descansar e encontra-lo na sala da IAESTE no dia seguinte as onze horas e foi embora.

Obedeci. Coloquei a mochila no chao peguei a roupa de cama que estava dobrada em cima da unica cama desfeita, arrumei esta e deitei. Alguns minutos depois um dos meus companheiros de quarto chegou do trabalho. Era Marcin – le-se Martin – um polones tranquilo que me chamou para ir a cantina. No caminho encontramos com Julia – le-se Iulia – alema e moradora do quarto ao lado, fomos apresentados e ela nos chamou para ir a praia ao lado do nosso alojamento. Eu disse que nao poderia ir pois tinha que trocar um pouco de dinheiro, pois os unicos kunas que eu tinha no bolso eram do troco do bar do dia anterior. Entao depois de ir a cantina eu fui ao centro da cidade.

Na volta o sol ja estava se pondo, entao resolvi ir ate a praia tirar umas fotos e encontrei com Julia voltando de la com Tomasz – le-se Thomax, como um carioca falando Thomas – meu outro companheiro de quarto, tambem polones ao qual fui apresentado.

Depois de tirar as fotos voltei ao alojamento, onde mais tarde conheci Giovanna, companheira de Julia, italiana que fey uma macarronada aquela noite.


Prox. Capitulo: Grande Ajuda!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home