Vou andar por aí

Sunday, November 05, 2006

Chega de Split

Depois e uma semana bastante ensolarada, ja na sexta o tempo comecou a fechar. No meu primeiro sabado eu Tomasz e Marcin resolvemos ir a Solin, mas no meio do caminho comecou a chover, e quando chegamos la ja caia um diluvio que rapidamente alagara o lugar. Pegamos o primeiro onibus de volta e nunca mais voltei la.

Solin e a cidade mais antida da regiao foi invadia e desturia pelos eslavos. Sua populacao se refugiou no interior dos muros do palacio romano que ficava perto dali, onde acabaram construindo uma nova cidade que depois veio a se chamar Split. As ruinas ficam a uns vinte minutos de Split.

No domingo a tarde fomos todos a Trogir, a cinquenta minutos de Split. A cidade e muito bonita mas, pequena, nao tem nada de mais.

No segundo fim de semana eu Cristina e Sergiofomos acampar em Korcula. Pegamos na sexta uma navio para Vela Luka onde pegamos um onibus para a cidade de Korcula que fica a uma hora de la. O centro historico e so mais uma antiga cidade croata onde, dizem os croatas, ter nascido Marco Polo. O melhor da cidade assim como o resto da ilha e a paisagem. A composicao das construcoes antigas com a vegetacao e com as fazendo de uva e lindissima e faz dali um lugar muito bom para relaxar. No sabado passamos o dia em Lumbarda que fica a uns quinze minutos de la e tem uma praia de areia - raridade na Croacia - paradisiaca.

No fim de semana seguinte houve o maior classico do futebol croata em Split: Hajduk Split x Zagreb Dinamo. Apesar de todo mundo nos advertir que as torcidas sempre se enfrentam (tipo mancha verde e gavioes da fiel) fomos ao jogo e felizmente a violencia nao saiu do gramado. Depois de muita porrada e pouco futebol o jogo acabou em dois a dois.

Na semana seguinte eu e Cristina fomos a Dubrovnik e entendemos porque que dizem que quem vai a Croacia nao pode deixar de ir a Dubrovnik. Cheia de historia a cidade e facinante e foi o destino turistico mais procurado da Europa no ultimo verao. Apesar de ter sido setenta porcento destruida durante a guerra em mil novessentos e noventa e um, foi cuidadosamente reconstruida nos minimos detalhes, eh o que dizem.

Por fim, eu e Giovanna estavamos indo embora e era aniversario do Sergio e do Mac - um Malasiano que nao lembro se ja falei dele - entao fizemos uma festa bem legal com esses motivos em um bar muito massa, o Ghetto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home