Vou andar por aí

Thursday, October 19, 2006

A Cidade

Andando pela cidade, pricipalmente no centro se ve muita mulher bonita. A cidade em si tambem e muito bonita, com o mar sempre azul e quase sempre a vista nao importa onde voce esta, com as montanhas ao fundo, quase sempre ensolarado e com as construcoes medievais no centro.

A passagem de onibus e cara – nove kunas (mais ou menos tres reais e cinquenta centavos) – mas e possivel pagar ida e volta em uma unica passagem saindo bem mais em conta. Ha ainda o passe mensal que para estudante sai por cem kunas e com a carteirinha e possivel usar o onibus a vontade durante o mes inteiro.

Split tem cerca de 1700 anos e comecou sua historia a partir do Palacio Diocleciano construido pelo imperador Diocletianus para ser sua casa de verao. Alguns seculos depois, durante a invasao da cidade de Salona pelos eslavos, os moradores de Salona se refugiaram no interior dos muros do palacio, onde acabaram se fixando e desenvolvendo uma nova cidade, e assim nasceu Split. Durante sua historia a cidade foi territorio do Imperio Veneziano, sofreu algumas invasoes e tambem ja foi de dominio frances e italiano, mas hoje e’ parte da Croacia.

Mas hoje parece que o espirito da cidade tem bastante a ver com sua origem em uma casa de verao. O estilo de vida aqui e mais ou menos assim, “relaxar”. O expediente nas empresas e reparticoes geralmente e das sete as quinze horas, e depois as pessoa vao para o Riva tomar um sorvete, cafe ou cerveja e relaxar a beira do mar no fim de tarde, essa e a rotina da cidade. O Riva e uma avenida a beira mar bem larga por onde e proibido passar carros e onde ha muitos bares e restaurantes.

E por falar em alimentacao, eles tem abitos bastante diferentes por aqui. Nao existe almoco, desde o cafe da manha ate a noite eles so comem chocolate ou uns paezinhos geralmente recheados com chocolate ou doce de maca. A unica refeicao de verdade que eles tem por aqui e a janta.

Os niveis de corrupcao parecem ser piores que no Brasil. Desde os guardas de transito, passando pelos professores na faculdade publica que aprovam um aluno por qualquer trocado, ate os politicos (este ate que nao provocou muita surpresa). Mas pelo menos aqui nao existe crimes de rua como assaltos e furtos, e um lugar muito seguro e tranquilo para andar na rua em qualquer horaio e em qualquer lugar.


Prox. Capitulo: Ainda Correndo Atras

0 Comments:

Post a Comment

<< Home